quinta-feira, 29 de junho de 2017

Olha o capricho da galerinha!!!

Se no ensaio já está bonito... Imagina só na hora da festa! <3


Estes são os alunos e alunas das turmas 2º ano A e 3º ano A se preparando para a festança, aos cuidados da professora Marluza, com o apoio das professoras regentes e estagiárias.

Não perca a XV Festa da Cultura "Brasil, Nossa Terra", da EMEF ACM, no próximo sábado, 1 de julho, a partir das 17h. 

Estaremos esperando por você!

Vem aí a XV Festa da Cultura da EMEF ACM!

A escola está ficando mais linda com tantas cores e enfeites!

Estamos todos envolvidos na preparação, arrumação, ensaios... Tudo quase pronto para a XV Festa da Cultura, que neste ano terá o tema Brasil, Nossa Terra

Você não pode faltar! A alegria já está contagiante!!!

Prestigie.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

EMEF “ACM” inicia as aulas.

Após um período conturbado que nós, moradores do estado do Espírito Santo, vivenciamos nos últimos dias e que acarretou o adiamento do início do ano letivo, finalmente, pudemos iniciar nossas aulas.

Com funcionamento em horário especial, devido às questões de segurança ainda não totalmente normalizadas e em virtude do período de adaptação, nossos alunos e alunas foram recebidos com muito carinho pelas equipes docente e gestora, para mais um ano promissor, ontem, 14 de fevereiro.

Esperamos que logo tudo esteja normalizado e que possamos respirar aliviados, voltando à nossa atenção exclusivamente às ações educadoras e construtivas.

Um ano feliz para todos nós da EMEF ACM.


#SOUACMSOUFELIZ

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Sou ACM, sou feliz!

DSC08405

Já estamos de volta!

E preparando nossa escola para receber os alunos e alunas, na próxima segunda-feira, 6 de fevereiro, para o reinício das aulas. Será o primeiro dia do novo ano letivo que se iniciará!

Sejam bem-vindos!

DSC08404

Feliz 2017!

sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Alunos e alunas participam do 4º Festival de Linguagens Integradas

thumbnail_DSC07436

Um show de alegria e descontração! Assim podemos resumir a apresentação dos nossos alunos e alunas, das turmas 5ºs anos A e B, durante o 4º Festival de Linguagens Integradas, promovido pela SEME/PMV.

Nossos alunos apresentaram o frevo, anteriormente dançado, durante a Festa Cultural de nossa escola, no mês passado. Desta vez, nossos meninos e meninas subiram no palco do Teatro Sesc Glória.

Dentre tantas manifestações culturais do povo brasileiro, o frevo foi o escolhido devido a sua proximidade com um dos conteúdos trabalhados pela professora Marluza, nas aulas de Educação Fisica deste ano, a CAPOEIRA.

Desta manifestação cultural afro-brasileira, os alunos aprenderam a execução de alguns movimentos de defesa e ataque, como também o contexto histórico que ela se desenvolveu. Os alunos perceberam que o conteúdo da Educação Física dialogava com as aulas de história das professoras Rita e Jeane, permitindo assim, uma melhor compreensão sobre a colonização do Brasil e a formação do povo brasileiro.

Mas o que tem a ver o frevo com a capoeira? Em Pernambuco, no final do século XIX, ocorreu o aparecimento de um ritmo carnavalesco bastante animado. Desse ritmo efervescente surgiram passos de dança que pareciam que, abaixo dos pés das pessoas, existia uma superfície com água fervendo. É dessa efervescência, desse fervor que vem a palavra FREVO.

Para conter o fervor dos foliões, os organizadores passaram a contratar grupos de capoeira que se apresentavam à frente dos blocos, com intuito de abrir passagem, como também, controlar os comportamentos violentos que, por vezes, surgiam.

Identificamos a influência da capoeira nos movimentos corporais do frevo, especialmente nos movimentos baixos, que requerem máximas flexões do joelho, como também, nos movimentos acrobáticos. O uso da sombrinha, que é um elemento marcante do frevo, se deve, também, aos capoeiristas que usavam esse artefato para controlarem os foliões.

thumbnail_DSC07437

DSC07412

thumbnail_DSC07409

Parabéns, alunos, alunas e professoras!

Apreciem nossa apresentação. Filmamos para vocês, que não puderam estar presentes.

#DouValor

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Aula de basquete com Alessandro Casé

DSC07364

Alessandro Casé, jogador de basquete capixaba, que já passou por diferentes clubes e é colecionador de muitos títulos, esteve em nossa escola, na semana passada, para um proveitoso encontro com os alunos das turmas 7a. e 8a. séries A.

Na oportunidade, o atleta conversou com os alunos sobre a sua vivência pessoal, os clubes capixabas de expressão por onde passou e enfatizou a importância da educação e do esporte, na formação do jovem. Concluiu que todos devemos lutar pelo que acreditamos e nunca desistirmos dos nossos ideais.

DSC07352

DSC07353

DSC07348

DSC07356

Depois do animado bate-papo, o momento de aproveitar mais ainda a presença do Casé! Todos, em quadra, posicionados para participar das atividades práticas, com os fundamentos do basquete.

DSC07376

DSC07380

DSC07371

DSC07369

O encontro foi promovido pela professora de Educação Física, Lilian de Melo, e contou com o apoio da Equipe Gestora.

DSC07363

#DouValor