Além do exemplar do jornal estar sempre disponível para ser lido a qualquer momento, algumas práticas pedagógicas têm sido realizadas com sucesso. Uma delas é a escolha do assunto do interesse do estudante e, após leitura silenciosa, há um debate sobre as matérias. O aluno João Gabriel Paraguassu, da 8ª série, diz que gosta da discussão, porque além de aumentar o conhecimento do mundo, ele pode ouvir diferentes opiniões.
Outra prática importante é a produção de texto, tento as matérias de jornal como elemento motivador. É o caso da atividade de Jean Pedro Bremer Pissineli, do 8º ano, que produz crônicas esportivas a partir de notícias ou reportagens do caderno de esportes.
Os professores especialistas em Educação Especial em Altas Habilidades, Israel Scardua e Iza de Abreu, usam diariamente o jornal como recurso pedagógico nos atendimentos, visando ao pleno desenvolvimento do estudante como cidadão crítico e sujeito de sua história e produtores de conhecimento.
O jornal é utilizado como motivador das ferramentas do pensamento: observar, classificar, nomear, caracterizar, opinar, avaliar, refletir, persuadir, etc. O professor Israel já usa o jornal em sala de aula desde quando o projeto A Tribuna na Sala de Aula iniciou. "A parceria do jornal com a escola traz benefícios incalculáveis para a formação do leitor e no auxílio da construção do conhecimento para a formação plena do indivíduo de forma crítica e construtiva".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários são de responsabilidade única dos seus autores.